segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Novo bispo diocesano toma posse na Catedral São José

Uma grande festa foi preparada na manhã do último sábado (15) para acolher Dom Francisco Carlos Bach, na Catedral São José, em São José dos Pinhais. Mais de três mil pessoas vindas de diversas regiões do Estado compareceram para dar boas vindas ao novo líder católico que conquistou os convidados com carisma e alegria. Grupos e caravanas vindas dos 14 municípios que integram a Diocese lotaram as cadeiras estrategicamente alojadas em meio à Praça Oito de Janeiro para assistir à cerimônia de posse




Após a leitura da carta da Nunciatura Apostólica do Brasil, documento oficial do Papa Bento XVI, que no dia 3 de outubro remanejava o bispo de Toledo para o centro Diocesano da Região Metropolitana de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba, foi quem transferiu o báculo (cajado) para o novo bispo de São José dos Pinhais.


O discurso de Dom Francisco foi emocionado. “É claro que tinha projetos especiais, mas se Deus quis assim, continuo a seguir meu lema: ‘Nas tuas mãos Senhor’ eu entrego o meu espírito”, comenta o novo pastor. Ele fez questão de recordar do bispo antecessor. “Quando o Santo Padre me designou para assumir a Diocese, é imaginável não lembrar Dom Ladislau. Vamos juntos fazer um momento de silêncio por ele, que lá de cima, olhará pelo meu bispado”.
 
Ainda, durante a pronúncia, Dom Francisco afirmou que trabalhará com algumas vertentes dentro da Diocese. “Em primeiro lugar queremos promover a evangelização da palavra de Deus. Depois precisamos mudar a forma de evangelizar, preservar a história da nossa igreja e valorizar ainda mais o trabalho de nossos leigos. Junto chegaremos lá”, discursa confiante.

Para padre Aleixo Wardzinski, que assumiu como administrador diocesano após a morte de Dom Ladislau em fevereiro de 2012, a igreja novamente tem um pai. “Há exatos dez meses nesta Catedral era velado o corpo do nosso querido Dom Ladislau Biernaski. Nós do Colégio de Consultores nos tornamos filhos órfãos. Vivemos desafios, mas hoje estamos aqui celebrando a sua vinda. Seja muito bem-vindo Dom Francisco, esta é a sua casa!”, afirmou.
 
Apesar da tradicional cerimônia de posse, Dom Francisco quebrou alguns protocolos. Sua maneira afetuosa e carismática em convidar a comunidade católica e o clero para renovar o compromisso com a igreja arrancou sorrisos e expectativas. “O bispo trabalha pouco, quem trabalha são vocês. Portanto alegrem-se: temos muito trabalho! A igreja não é minha, é nossa”, finalizou o novo Bispo da Diocese de São José dos Pinhais.

O prefeito Ivan Rodrigues saudou o novo bispo, os convidados e autoridades presentes afirmando que Dom Francisco Carlos vai enriquecer ainda mais o município de São José dos Pinhais com seu carisma e dedicação. “Dom Francisco irá, com certeza, desempenhar um papel importante em prol dos mais humildes, seguindo o que já foi feito pelo saudoso Dom Ladislau”, disse Rodrigues ao discursar representando todos os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba.

O novo bispo diocesano
Dom Francisco Carlos Bach nasceu no dia 4 de maio de 1954 em Ponta Grossa (PR) e, em fevereiro de 1964 entrou para o Seminário Menor Diocesano São José, em sua cidade natal. Em Curitiba, cursou filosofia e teologia sendo ordenado sacerdote por Dom Geral Pellanda, no dia 3 de dezembro de 1977, na Paróquia Santa Terezinha, em Ponta Grossa. Entre 1985 e 1987, fez Mestrado em Direito Canônico na Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma (IT).


Exerceu os seguintes ministérios; Pároco da Paróquia São Jorge (1978/1979), professor de Segundo Grau no Seminário Menor Diocesano (1978/1983), Ecônomo no Seminário Maior e Menor Diocesano São José (1978/1985), coordenador da Ação Evangelizadora (1980/1985, vigário paroquial da Catedral (1980/1981, 1984/1985, 199/2001 e 2005), membro do Conselho Presbiterial e do colégio de Consultores (1980/1985 e 1991/2005), vigário da Paróquia São Sebastião (1982/1983), professor de Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Eccleiae (1983/2005), Formador de Alunos de Filosofia e Teologia (1983/1985) e 1987/1991), Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica (1987/1995), reitor do Seminário Maior e Menor Diocesano São José (1991), entre outros cargos importantes na Igreja católica.

O Santo Padre, Papa bento XVI, o nomeou Bispo de Toledo (Oeste do Paraná), em 27 de julho de 2005, sendo ordenado na Catedral de Ponta grossa em 27 de outubro e no dia 24 de novembro de 2005, foi canonicamente empossado como bispo diocesano da Diocese de Toledo. No dia 3 de outubro de 2012, foi designado para ser o novo bispo diocesano de São José dos Pinhais, sendo o segundo da jovem Diocese, em substituição a Dom Ladislau Bienarski, falecido em fevereiro deste ano. 

Matéria Publicada no jornal São José Metropole

Nenhum comentário:

Postar um comentário