terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Prefeitura de SJP autoriza início das obras na Av. das Torres e Mal. Floriano

Nas próximas semanas devem ser iniciadas as obras do Corredor Marechal – Avenida das Américas e do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária. A Prefeitura de São José dos Pinhais já assinou as autorizações para a implantação dos projetos, desenvolvidos em parceria entre o município e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC). 
 
Avenida das Torres é a principal ligação entre a Rodoferroviária e o Aeroporto (Fotos: Sergio Sabino)

As obras do sistema viário metropolitano têm objetivo de melhorar os acessos ao Aeroporto e integram o Plano de Aceleração da Crescimento (PAC) da Mobilidade - Copa 2014, com financiamento do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, e coordenação do Governo do Estado do Paraná, através da COMEC.
 
A COMEC já expediu as ordens de serviço para a vencedora de ambas as concorrências públicas, a Empresa Curitibana de Saneamento e Construção Civil (Empo). 
 
O Projeto Corredor Aeroporto-Rodoferroviária (Avenida das Torres/Avenida Comendador Franco) compreende o trecho entre a divisa do município de Curitiba e acesso ao Aeroporto Afonso Pena. A obra tem custo de cerca de R$47 milhões, prevê a reforma e requalificação de 9,83 km e tem prazo de 16 meses para conclusão. 
 
Entre as mudanças desse trecho estão previstas a construção de duas pontes, uma sobre o rio Iguaçu e outra sobre Canal Extravasor, implantação de via marginal à Avenida das Torres interligando a Avenida Salgado Filho à Rua Joaquim Nabuco, implantação de trincheiras para veículos, readequação de ruas, requalificação de vias de acesso e saída do Aeroporto, construção de ciclovias, e outras. 
 

Projeto da Avenida das Américas prevê a implantação de duas trincheiras
 
 
Já o Projeto Corredor Marechal – Avenida das Américas compreende 3.410 metros, com início na ponte do Rio Iguaçu e término na BR-376; e tem custo total de aproximadamente R$21milhões. O prazo da execução é de 15 meses. Estão previstas no projeto a construção de ponte sobre o Canal Extravasor do Rio Iguaçu; implantação de pista central para circulação exclusiva do transporte coletivo; e requalificação da via com implantação de ciclovias, restauração do asfalto, a implantação de duas trincheiras, uma no cruzamento da Avenida das Américas com a Rua Doutor Claudino dos Santos e outra no cruzamento da Avenida das Américas com a Rua Joaquim Nabuco, entre outras melhorias. 
 
Segundo a diretora do Departamento de Planejamento Territorial e Urbano da Secretaria Municipal de Urbanismo de São José dos Pinhais, Lorreine Santos Vaccari, além do desenvolvimento dos projetos, o município participa com o acompanhamento da implantação e o trabalho com o tráfego durante o desenvolvimento das obras. “Todas as questões de circulação e de desvios de tráfego foram estudadas pela Secretaria de Urbanismo e pelo Departamento Municipal de Trânsito e as medidas serão implantadas à medida que a obra avança”, destaca Lorreine. 
 
Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário