quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Valores Nutricionais dos Alimentos de Natal

Valores Nutricionais dos Alimentos de Natal

Natal é a data do encontro com familiares e amigos, que podem se transformar em reuniões intermináveis, e excessos de refeições e jantares, muitas vezes têm o seu preço, principalmente em forma de indigestões e um excesso de aumento de peso.
A chave para essas datas é a moderação.

Valores Nutricionais de Alimentos Típicos de Natal


Torrones
As amêndoas são o seu principal ingrediente e estas são alimentos muito saudáveis por seu teor de gorduras poli-insaturadas; a única desvantagem é o seu alto valor calórico. A quantidade de amêndoas, açúcares e outros ingredientes determinará o valor calórico do torrone.






Polvorones
Possuem 564 kcal./100 gr. e contêm amêndoa e/ou avelã, mas incorporam gordura animal, que é gordura saturada, pouco saudável; os que são feitos com azeite de oliva são mais saudáveis.
Marzipan
Possuem 450-500 kcal./100 gr. e são composto por massa de amêndoas, açúcar e farinha, amido, ovos e frutas; a gordura que procede das amêndoas é saudável, mas é um alimento altamente calórico.
Frutas secas
São frutas secas, damascos, passas, figos ou ameixas, entre outros: 100 kcal./100 gr. São saudáveis, mas ricos em açúcares e, portanto, muito calóricas, embora menos do que outros doces, mas não se deve exceder o consumo.
Rosca de Reis
Possui 550-600 kcal./100 gr.; contém farinha, manteiga, açúcar, frutas cristalizadas e, normalmente, com recheio de creme, e é um dos doces mais calóricos.
Álcool
Os licores de alta graduação são altamente calóricos e o seu valor nutricional é nulo.
O Natal é uma data para compartilhar com a família e dar algum capricho, mas sempre com moderação; é melhor não abusar desse tipo de alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário