quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Agentes comunitários participam de palestra preventiva contra a dengue no município

                                 (fotos: Silvio Ramos)

Duzentos agentes comunitários da prefeitura de São José dos Pinhais estiveram reunidos na Central de Treinamento, participando de um trabalho de prevenção contra a proliferação do mosquito da dengue no município.

Durante o encontro, os agentes assistiram a palestra do biólogo André Pasdiora, da Secretaria de Saúde, que abordou sobre o cenário da dengue no estado, destacando as medidas de prevenção da doença.

De acordo com o biólogo, o município de São José dos Pinhais por estar localizado entre duas rodovias federais e o aeroporto internacional, apresenta um fluxo muito grande de pessoas e para isso é preciso intensificar as ações preventivas no combate ao mosquito da dengue. “Não existe fronteira para o mosquito, por isso a partir do momento que ele se instala, o controle fica muito mais difícil, daí a necessidade de prevenção”, ressaltou Pasdiora.

Para a diretora geral da Secretaria de Saúde, Andrea Salum, o trabalho dos agentes comunitários no combate a doença é de fundamental importância. “Os agentes são nossos olhos e ouvidos na rua. São eles que orientam a população quanto às ações preventivas”, acrescentou a diretora.

Atualmente em São José dos Pinhais está sendo investigado três suspeitas de dengue, ainda não confirmadas por exames. Segundo a chefe da Divisão de Epidemiologia do Município, Karen Krast, em um dos casos investigados, a pessoa com suspeita de dengue teria contraído a doença em Paranavaí. Já os outros dois, são considerados autóctones, ou seja, a doença foi contraída fora do estado, mais precisamente em Santa Catarina.

Esta época do ano é considerada uma das mais favoráveis para a proliferação do mosquito devido ao calor e ao excesso de chuvas, por isso a participação da população é de extrema importância. A agente comunitária, Francine de Oliveira, que há três anos atua na área, destaca quatro dicas para que a população ajude no combate ao foco do mosquito. São elas:
- Não jogar lixo em terrenos baldios;
- Retirar a água que fica acumulada sobre lajes;
- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada;
- Limpar calhas com frequência, para que galhos e folhas não dificultem a passagem da água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário