terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Com obras da Copa na Av. das Américas, SJP terá mais uma ciclovia




Ampliação da Av. das Américas, em SJP,
também vai gerar ciclovia com a Capital [Fotos PautaSJP.com]
A ciclovia do Rio Ressaca foi uma das primeiras vias destinada para os ciclistas da cidade, que inicia na Avenida Rui Barbosa até o Parque São José dos Pinhais em um trecho de 5 km de ida e volta. No parque outra ciclovia dá acesso a uma estrada que liga à Avenida das Américas. Com a implantação das obras da Copa do Mundo na Avenida das Américas, os são-joseenses terão um circuito de mais de 10 km de passeio e que também pode ser utilizado por quem está a trabalho. A etapa 2 do Rio ressaca, e com ciclovia, está em construção. Hoje (22), às 10h, o governador do Paraná, Beto Richa, visita as obras para o Mundial na Avenida das Américas e também na Avenida Comendador Franco (Av. das Torres).

Os projetos que estão em andamento em São José dos Pinhais basicamente possuem a melhoria de acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena como principal objetivo. O Projeto Corredor Aeroporto-Rodoferroviária (Avenida das Torres/Avenida Comendador Franco) compreende o trecho entre a divisa de Curitiba e acesso ao aeroporto. A obra tem custo de R$ 47 milhões, prevê a reforma e requalificação de 9,83 km e tem prazo de 16 meses para conclusão.

Entre as mudanças desse trecho, estão previstas a construção de duas pequenas pontes, uma sobre o rio Iguaçu e outra sobre o canal extravasor, implantação de via marginal à Avenida das Torres interligando a Avenida Salgado Filho à Rua Joaquim Nabuco, implantação de trincheiras para veículos, readequação de ruas, requalificação de vias de acesso e saída do aeroporto e construção de ciclovias.

Já o Projeto Corredor Marechal (Avenida das Américas) tem início no bairro Boqueirão (incluindo construção de uma grande ponte em cima da linha férrea) e término na BR-376. Implantação de pista central para circulação exclusiva do transporte coletivo (chegada do ônibus ligeirão); e requalificação da via com implantação de ciclovias e restauração do asfalto.
Implantação de duas trincheiras, uma no cruzamento da Avenida das Américas com a Rua Doutor Claudino dos Santos e outra no cruzamento da Avenida das Américas com a Rua Joaquim Nabuco. O custo total é de aproximadamente R$ 21 milhões. O prazo da execução é de 15 meses.

As obras serão vistoriadas pelas prefeituras e Comec. O financiamento é do Governo Federal com a contrapartida das cidades e do governo do Estado. Em São José dos Pinhais, a executora dos projetos é a Empresa Curitibana de Saneamento e Construção Civil (Empo).

PautaSJP.com




Fase 2 da obra do Rio Ressaca, e com ciclovia, está em andamento

Governador Beto Richa deve vistoriar projetos como a construção de trincheiras na Av. das Américas

Nenhum comentário:

Postar um comentário