quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Fusão entre FEMAM e UNAM é viável?




Vereador Luiz Paulo de Lima (PSB) que provocou o encontro, pretende fortalecer o movimento comunitario


O vereador Luiz Paulo promoveu, na tarde de ontem (23), reunião entre as presidentes das duas federações de associações de bairro de São José dos Pinhais: Femam (Federação Municipal das Associações de Moradores) e Unam (União Municipal das Associações de Moradores). 
O objetivo é unir as entidades em uma só para que possam obter maiores benefícios para as associações filiadas e maior poder de decisão em discussões políticas.

A FEMAM foi fundada na decada de 80 por Pedro Scherer, Alberto Nogueira, Valdivia dos Santos e Marlove Savi. Após uma dissidencia de ordem politica dentro do movimento, foi fundada a UNAM por Maria da Graça Fossile Wolff, dez anos depois.

Para o vereador, que já foi presidente da Asmoviq (Associação de Moradores da Vila Quississana), este encontro foi um primeiro contato para convidar as organizações a unirem-se e apresentar-lhes as vantagens de tal união. “Temos que beneficiar todas as associações de bairros do município, não apenas as ligadas a Unam ou Femam, com essa junção, assim todos terão os mesmos direitos. 
Acredito também que o debate público, as reivindicações e a credibilidade das instituições serão fortalecidos”, explica Luiz Paulo, que colocou seu gabinete a disposição para que trabalhem em conjunto.

As presidentes das federações, Valdívia dos Santos e Maria da Graça Wolf demonstraram-se dispostas a considerar o assunto. “Primeiramente precisamos saber se a maioria da diretoria concorda com a união e após isso convocaremos líderes comunitários e presidentes das associações para conhecer, também, suas opiniões”, disse Valdívia, presidente da Femam.

A Femam (Federação Municipal de Associações de Moradores de São José dos Pinhais) conta com 23 associações de bairros afiliadas. Já a Unam (União das Associações de Moradores de São José dos Pinhais) existe há 12 anos e atende a 32 associações e foi criada a partir de um desmembramento da Femam. Também estava presente no encontro o presidente da Femoclan (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana), Nilson Elísio Pereira, que se mostrou favorável à proposta do vereador Luiz Paulo.

Com Renata Teixeira Gomes - CM SJP
Foto: Câmara Municipal
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário