sábado, 16 de fevereiro de 2013

Abraçar alguém que você gosta alivia o estresse e a ansiedade

 Abraçar alguém que você gosta alivia o estresse e a ansiedade, diz pesquisa Stock.XCHNG

 
Você sabia que receber um abraço forte, quente e apertado do parceiro pode não só ser o indício de “algo mais” como também fazer muito bem à saúde? Foi o que divulgou uma pesquisa realizada pela Universidade Médica de Viena, na Áustria. Abraçar ajuda a reduzir as sensações de estresse, medo e ansiedade, além de melhorar o desempenho da memória. Isso acontece graças à liberação de uma substância chamada ocitocina, conhecida popularmente como “hormônio do amor”. No entanto, esse efeito positivo só acontece quando abraçamos alguém que gostamos muito, diz o estudo.

Pesquisadores afirmam que o contato quando feito com estranhos pode ter efeito oposto. O neurofisiologista Jürgen Sandkühler, Chefe do Centro de Pesquisas do Cérebro da universidade, acredita que o contato aumenta o nível de ocitocina, também associada ao vínculo social. Um volume ainda maior da substância teria sido encontrado em outras relações afetivas como entre a mãe e filho, por exemplo.

“O efeito positivo só ocorre se as pessoas confiam umas nas outras, se os sentimentos associados estão presentes mutuamente e se os sinais correspondentes são enviados para fora da pessoa”, diz Sandkühler. “Se as pessoas não se conhecem, ou se o abraço não é desejado por ambas as partes, seus efeitos são perdidos”, ele acrescenta. E ainda segundo a pesquisa, isso acontece porque o hormônio não é liberado.

Abraço Grátis
Sobre o resultado do estudo, o neurofisiologista também diz que a campanha “Free Hugs” (“Abraço Grátis”) – aquela em que pessoas estranhas distribuem abraços por meio de um anúncio feito em cartazes – só teria efeito benéfico “se de alguma forma os envolvidos se conhecessem”. Fora isso, a publicidade não passaria apenas de uma grande diversão.
Redação DaquiDali


Nenhum comentário:

Postar um comentário