quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ônibus do Hemepar ficou lotado de doadores de sangue

Ontem (27), cadastro superou as expectativas e teve que ser encerrado antes do horário devido à grande procura




Total de doadores foi de
104 voluntários [Fotos PautaSJP.com]
No primeiro semestre do ano passado, o número de doadores de sangue no ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que fica estacionado nas últimas quartas do mês no Hospital São José dos Pinhais, era pequeno. No segundo semestre, com a campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém” a mobilização dos são-joseenses aumentou o número de voluntários. Ontem (27), o cadastro de doadores superou as expectativas e teve que ser encerrado quase duas horas antes devido à grande procura.

O gerente comercial Carlos Roberto Joswiak, doador regular, comentou que a fila valeu a pena. “Acredito que o esforço é importante e quem não conseguiu doar com certeza vai ajudar a propagar esta ideia” diz Carlos Roberto Joswiak.

Ana Paula Favorete compareceu no ônibus pela primeira vez. “No começo tive um pouco de receio mas depois saiu tudo bem”, comentou Ana, que esteve acompanhada de sua mãe, Zenaide Favorete. “Eu sou doadora há muitos anos e agora a minha filha vai seguir meu exemplo”, elogia Zenaide Favorete.

A fonoaudióloga Maria Goretti trabalha no Hospital São José e lembrou de casos em que o sangue salva vidas. “Desde os bebês que nascem prematuros às mulheres com sangramento do útero, até traumas causados por acidentes, enfim, há uma infinidade de urgências”, disse Maria Goretti.

A próxima doação será em 27 de março. O atendimento pelo servidores do Estado é das 8h às 17h, com intervalo de almoço das 11h às 13h.


Voluntariado por categorias
A campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém”, além do doador comum, é realizada com base em diferentes profissões. Em 2012, no dia 29 de agosto, com base no Dia do Advogado (11/08) e Dia do Corretor Imobiliário (27/08), houve a presença de 93 pessoas. Dia 26 de julho, por meio do Dia do Contador (26/09) contribuíram 61 pessoas. Dia 25 de outubro foi o Dia do Dentista e 28 de outubro o Dia do Servidor Público e compareceram na coleta de 31 de outubro 66 voluntários.

O apoio é da Associação Comercial (Aciap), clubes de Rotary da cidade, Vivência - Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional, delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Regional São José dos Pinhais da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Associação dos Funcionários Públicos Municipais (AFPM).


Patrocinadores
Justino Outdoor, Drogarias Paraná, Réplica Comunicação Visual, Salish Comunicação e Shopping São José.


Algumas datas comemorativas de março
02 Dia Nacional do Turismo; 07 Dia do Fuzileiro Naval; 08 Dia Internacional da Mulher; 12 Dia Nacional do Bibliotecário; 19 Dia da Escola; Dia do Carpinteiro; 23 Dia Mundial da Meteorologia; 27 Dia do Circo; Dia Mundial do Teatro; e 28 Dia do Diagramador.


Para doar
Homens a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 67 anos (menores acompanhados de pais e responsáveis). Pesar no mínimo 50 quilos. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte).


Retorno do voluntariado
O Hemepar registra a doação e emite carteira de doador que dá direito a desconto de 50% em eventos culturais, como shows e peças de teatro, durante seis meses a partir da data de participação na coleta.


Informações
Contato da campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém” no e-mail pauta@pautasjp.com e 41-9641-9674. Facebook perfil São José dos Pinhais https://www.facebook.com/facadoseudiamaisumdiadealguem.

PautaSJP.com

Acesse ao Facebook da campanha


O gerente comercial Carlos Roberto Joswiak comentou que a participação é nobre

A jornalista Franciele Lima soube da campanha e veio participar

A doadora Zenaide Favorete acompanhou a filha, Ana Paula, que doou pela primeira vez

Campanha do PautaSJP.com está em outdoors nos bairros de São José dos Pinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário