terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mendigo galã fará a primeira visita à família após internação

 /
 
O mendigo que vivia nas ruas de Curitiba e ficou famoso depois que teve uma foto sua publicada na internet deve voltar para a casa da família no final de março. O retorno, temporário, faz parte do tratamento contra dependência química a que Rafael Nunes da Silva, que ficou conhecido nas redes sociais como “o mendigo gato de Curitiba”, está sendo submetido, em uma clínica no interior de São Paulo.
Segundo o Centro Terapêutico Araçoiaba, onde o rapaz está internado, a data da volta dele para a casa da família, em Colombo, região na metropolitana de Curitiba, ainda não está totalmente definida. A visita vai durar cinco dias e será acompanhada por um profissional de saúde da instituição, que vai ajudá-lo a seguir a rotina das atividades cotidianas vividas na clínica de reabilitação.

Encontro

A família de Rafael está ansiosa pelo retorno dele. De acordo com a mãe do rapaz, Edit Claurele Nunes, a família está feliz com a volta, mas não está planejando festas ou uma grande recepção. “Não vamos ter nada de especial. Estamos tranquilos. Hoje a gente já pensa bem diferente, porque antes era sempre aquele estresse”, contou.

A mãe informou ainda que conhecidos da família estão planejando um encontro de Silva com a autora da foto dele que foi parar na internet, a gaúcha, Indy Zanardo. “Ela foi um anjo que apareceu na vida dele no momento certo, no lugar certo. A gente quer muito conhecer ela e agradecer tudo o que ela fez pela gente”.

Etapas

A ressocialização é a terceira etapa do tratamento clínico de Rafael. De acordo com a clínica, esta etapa é importante para que Silva se conscientize de que a droga não traz nenhum tipo de benefício para a vida dele.

A primeira fase do tratamento, que iniciou no momento da internação, consistiu em desintoxicar o paciente. Em seguida, foi a vez da adaptação, seguida pela fase de ressocialização. Após ressociabilizado, o rapaz irá passar pela etapa de prevenção a recaídas, na qual, conforme a clínica, ele aprenderá a observar os sinais e sintomas que o levam para a droga. Cada uma dessas fases leva três meses para ser concluída.

O tratamento ainda tem mais uma etapa, que, segundo a assessoria de imprensa da clínica, ainda não pode ser divulgada. O internamento dura oito meses. A intervenção completa ainda tem mais quatro meses de acompanhamento e visitas mensais à família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário