quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Programa de qualificação gratuita para a Copa do Mundo chega a SJP

 
Empresários são convidados a matricularem funcionários em dezenas de cursos


Em 2012, evento da Aciap trouxe especialistas em Turismo
que falaram de oportunidades na Copa 2014 [Foto PautaSJP.com]
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) chega a São José dos Pinhais com seu principal gancho para promover a capacitação, a Copa do Mundo 2014. A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo a ampliação da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e o Mundial da FIFA, daqui a 16 meses, se tornou um grande mote na divulgação de milhares de oportunidades.

O primeiro evento na cidade será nesta quinta (21), às 14h, no auditório que fica na sede da Prefeitura, em encontro voltado a empresários que queiram matricular seus funcionários nos cursos gratuitos para melhorar a mão de obra. São 54 cursos, divididos em oito eixos conforme área de atuação e ofertados por instituições como Senac, Senai e Instituto Federal do Paraná. A meta da Secretaria de Estado de Turismo e do Ministério é qualificar mais de cinco mil profissionais no Paraná. Informações na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), no telefone 3381-5812.

Aluguel de chácaras, casas e carros
Ao fim do ano passado, a Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap) promoveu encontro temático da Câmara Setorial de Turismo sobre a Copa do Mundo. Entre os palestrantes, estava Júlio Urban, diretor da empresa Idealiza Training. O especialista em Turismo é um estudioso do impacto econômico de eventos como o Mundial da FIFA, tendo realizado trabalhos sobre a Copa da África do Sul em 2010.

“Quem em São José dos Pinhais alugaria seu carro por 100 a 200 dólares por dia para as empresas de locação?”, perguntou, na época, Júlio Urban, para exemplificar a rede de oportunidades diretamente ligadas à Copa que acontecerá de junho a julho de 2014.

“Os jogos são em Curitiba, mas a rede de serviços da Capital precisa das cidades metropolitanas para hospedar, transportar e atender a quem estará trabalhando e quem assistirá aos jogos. Estima-se que para cada espectador nos estádios existirão três a cinco pessoas como apoio, incluindo estrangeiros que não irão ao campo”, falou o especialista.

“Uma empresa de locação de veículos não vai comprar uma nova frota para colocar carros e vans nas ruas apenas três meses. Quem tiver uma chácara, sítio ou uma grande casa também poderá alugar provisoriamente. Cabe aos escritórios de advocacia se prepararem para estes contratos diferenciados, e em inglês”, acrescentou Júlio Urban.

PautaSJP.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário