domingo, 23 de dezembro de 2012

CPI sobre a Saúde e da merenda não deve trazer novidades em SJP


Investigação, com vereadores de oposição e situação,
não alcançou resultados relevantes na Câmara de SJP [Fotos PautaSJP.com]

O embate eleitoral na Câmara de São José dos Pinhais teve como ponto alto o movimento de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), pelos vereadores de oposição, contra a gestão do prefeito Ivan Rodrigues, para apurar irregularidades em terceirizações no Hospital Municipal São José dos Pinhais. A base de apoio se antecipou e aprovou comissão para investigar o hospital em outras gestões e também supostas irregularidades em contratação de merenda escolar. Os pedidos foram oficializados dia 17 de maio e estenderam as investigações para além do mandato de Ivan Rodrigues, compreendendo desde 1997, contra os prefeitos Leopoldo Meyer e Luiz Carlos Setim. Com o fim dos mandatos no Executivo e Legislativo, de 2009 a 2012, o assunto ficará para o Ministério Público. Politicamente, o tema está praticamente encerrado.

Durante a sessão da Câmara do dia 11 de dezembro, o vereador Walder Mulbak (PSD), presidente da CPI da Saúde, leu o parecer final que foi enviado ao Ministério Público, como relatório conclusivo dos vereadores. “Como faz parte no procedimento de levantamento de informações em Comissões Parlamentares de Inquérito, os vereadores entregam seus relatórios para o Ministério Público, para que promova a devida responsabilidade das denúncias”, comentou o vereador.

Walder Mulbak finalizou a leitura do parecer apontando que a Câmara cumpriu seu papel e que os processos em andamento, no caso da Saúde, por parte do Ministério Público, e as análises do Tribunal de Contas sobre as diferentes gestões, também são referências na apuração dos casos.

A CPI da merenda analisou o contrato com a empresa J. Coan em vigor nos anos de 2008 e 2009, totalizando mais de R$ 66 milhões. Fizeram parte da comissão os vereadores Toninho da Anderson (presidente CPI), Gastão Vosgerau (relator), Onildo do PT (membro), Sylvio Monteiro (membro) e Imar Augusto (membro).

A CPI sobre a Saúde teve como objetivo apurar irregularidades e apontar soluções para a questão da terceirização de mão de obra no município. O grupo da CPI foi formado pelos vereadores Walder Mulbak (presidente CPI), Aílton Fenemê (relator), Bira do Banco (membro), Sylvio Monteiro (membro) e Imar Augusto (membro).

O vereador Imar, quando houve a decisão, por parte das comissões, de prorrogar o resultado das apurações, para depois das eleições do dia 07 de outubro, entregou ofício com pedido de desligamento dos grupos.

A reportagem tentou entrar em contato ontem (19), com o presidente da Câmara, Assis Pereira, mas o vereador, neste período de recesso, encontrava-se fora do seu gabinete. O PautaSJP.com vai buscar uma posição do Ministério Público quanto ao assunto.

PautaSJP.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário