sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Prefeitura de SJP planeja melhorar acesso à habitação digna


Com a meta de assegurar o acesso de todos os são-joseenses à moradia digna,a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou neste final de semana a 2ª Conferência Municipal de Habitação de Interesse Social, sob o tema “Regularização Fundiária: uma ação de cidadania”.

A conferência foi realizada em parceria com o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e teve como objetivo analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política Municipal de Habitação de Interesse Social. 

“Com a urbanização acelerada, o acesso à habitação tornou-se um assunto preocupante nos âmbitos social, econômico, urbano e ambiental. Na Conferência, procuramos planejar o espaço territorial e investir na regularização fundiária. É a democratização do espaço urbano. Cada município deve verificar a solução cabível dentro de sua realidade e das cidades próximas”, destacou o secretário municipal de Habitação, Loester Vargas.

Entre as várias medidas tomadas nesses últimos quatro anos pela gestão municipal para facilitar o acesso à habitação estão o reassentamento e o trabalho socioambiental com as famílias em situação de risco às margens do Rio Ressaca, a entrega de 594 moradias por meio do “Programa Minha Casa, Minha Vida” e a regularização fundiária de algumas áreas após mais de 20 anos de espera, como a do Jardim Itália.

No início da Conferência, na sexta-feira (23), a professora de Projeto e Planejamento Urbano da Universidade Bandeirantes e Gestão da PUC-SP, Margarete Matiko Uemura, ministrou uma palestra.

Já no sábado (24) foram abordadas as necessidades da aplicabilidade do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), apresentadas e aprovadas as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho formados durante a Conferência.

O evento realizado no Hotel Paraná Golf contou com a presença da representante dos movimentos populares, Maria da Graça Wolf, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Dilermando Eleutério e da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, Vivian Troib.

 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário